RPG de fórum baseado em 'Vampire, The Masquerade'
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe
 

 Questões temporais

Ir em baixo 
AutorMensagem
Vanora Lancashire
Senescal
Senescal
Vanora Lancashire

Origem : inglesa

Questões temporais Empty
MensagemAssunto: Questões temporais   Questões temporais Icon_minitimeSab Jun 19, 2010 4:16 pm

Vejamos algumas dúvidas sobre questões temporais relativamente comuns entre os jogadores iniciantes no nosso sistema.

- Como eu faço para saber o dia, a hora, a temperatura e a fase da lua no tópico em que desejo postar?

Não usamos nenhum sistema fechado para determinar esses detalhes técnicos. O usual é adotar as mesmas especificações do primeiro personagem a postar no tópico (o sol está brilhando, chove, é tarde, é cedo, falta meio dia para as quatro). Para não ocorrerem deslizes, como o teu personagem responder com boa noite um bom dia, é essencial ler com atenção todas as postagens anteriores daquele tópico e fazer as adaptações necessárias (Chegou lá de manhã, mas a fila do banheiro era grande, então só conseguiu entrar depois do almoço). Adaptação é a palavra chave deste sistema, não é rara a necessidade de sincronizarmos o tempo das postagens para tornar possível o encontro entre personagens e o dinamismo da trama.

Esse esquema dá maior liberdade e mobilidade para as ações dos personagens, além de facilitar a elaboração de postagens conjuntas e a adesão de jogadores que precisam manter uma freqüência de posts menor. Enfatizamos: se necessário for, o tempo do tópico pode ser alterado pelos Narradores em nome do andamento da trama, também pode ser alterado em comum acordo dos jogadores envolvidos. Sem as limitações de um esquema rígido de tempo (hoje é noite, amanhã é manhã, depois de amanhã é à tarde e por aí vai) transformamos o tempo em nosso aliado, em lugar de precisarmos correr contra ele. A possibilidade de integração entre tópicos aparentemente distanciados pelo tempo garante que ninguém ficará ilhado em algum lugar porque não consegue adiantar os ponteiros do relógio com a mão.

- Por que aquela noite vem se estendo por semanas?

Provavelmente porque as interações que resultaram dela foram interessantes. A ansiedade sobre a passagem do tempo é desnecessária, não será a sucessão dos dias em on que dará experiência ao personagem. O objetivo do jogo também não é satisfazer um script montado pelo player para o personagem dele (ele vai conhecer uma pessoa legal no bar, curtir, sofrer um acidente de carro na manhã seguinte, se recuperar e casar com a Miss América na semana seguinte), criar expectativas muito específicas para o personagem atrapalha o jogo.

É melhor se preocupar com o que está acontecendo e deixar para se preocupar com o que ainda não aconteceu depois.

- Quando virá o depois?


Imediatismo é um problema sério em RPG. O jogo é de longa duração por essência. Se um dia precisa durar meses, sem problema. Se dez personagens decidirem fazer dez postagens sobre os acontecimentos de um único minuto, sem problema. O “depois” vai chegar quando o que precisa ser dito sobre o “agora” estiver esgotado.

Sem declarar o tema como esgotado, ficamos por aqui, até que algo novo apareça.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Questões temporais
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Vampiro, A Máscara :: Tutoriais :: Avisos e Dicas-
Ir para: