Não existe nada mais fácil do que acertar o uso do por que e suas variantes.
No entanto, por alguma razão que nos escapa à razão, mesmo pessoas que escrevem razoavelmente, e acham que escrevem muito bem, erram reincidentemente nesse ponto de gramática, e são essas pessoas que causam mais retorcimento de nariz pelas pequenas ignorâncias. Quanto melhor um indivíduo escreve, mais evidentes e dolorosos ficam os erros que comete. Alegar sobre isso que não é "purista" e se fazer de modesto, quando está na cara que é o tipo de pessoa que lê e relê narcisisticamente os próprios posts até criar catarata nos olhos, é mentira. É uma alegação barata para justificar mal e porcamente as próprias falhas ao invés de admitir que NÃO SABE mesmo e pronto.
Notem que na nova gramática normativa as regras para uso de porque, por que, por quê e porquê não mudaram. Não obstante, em Portugal elas são bem diferentes. Por isso a exigência de observância desse ponto é para os brasileiros.
Depois que saiu um tutorial sobre determinados pontos de gramática ninguém mais pode alegar ignorância. Lembrem-se que julgamos um post também por sua superioridade gramatical, portanto o bom jogador não vai ignorar os nossos conselhos e observações a esse respeito.
● POR QUE
O por que tem dois empregos diferenciados:
Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuirá o significado de "por qual razão" ou "por qual motivo":
Exemplos: Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)
Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)
Quando for a junção da preposição por + pronome relativo que, possuirá o significado de "pelo qual" e poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.
Exemplo: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo qual)
● POR QUÊ
Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de "por qual motivo", "por qual razão".
Exemplos: Vocês não comeram tudo? Por quê?
Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.
● PORQUE
É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de "pois", "uma vez que", "para que".
Exemplos: Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova. (pois)
Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)
● PORQUÊ
É substantivo e tem significado de "o motivo", "a razão". Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.
Exemplos: O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo)
Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)