Vampiro, A Máscara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


RPG de fórum baseado em 'Vampire, The Masquerade'
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Por quê?

Ir para baixo 
AutorMensagem
Mestre do Jogo
Admin
Admin
Mestre do Jogo


Origem : SP
Ocupação/função : RPG

Por quê? Empty
MensagemAssunto: Por quê?   Por quê? Icon_minitimeTer Jun 15, 2010 3:02 pm

Não existe nada mais fácil do que acertar o uso do por que e suas variantes.

No entanto, por alguma razão que nos escapa à razão, mesmo pessoas que escrevem razoavelmente, e acham que escrevem muito bem, erram reincidentemente nesse ponto de gramática, e são essas pessoas que causam mais retorcimento de nariz pelas pequenas ignorâncias. Quanto melhor um indivíduo escreve, mais evidentes e dolorosos ficam os erros que comete. Alegar sobre isso que não é "purista" e se fazer de modesto, quando está na cara que é o tipo de pessoa que lê e relê narcisisticamente os próprios posts até criar catarata nos olhos, é mentira. É uma alegação barata para justificar mal e porcamente as próprias falhas ao invés de admitir que NÃO SABE mesmo e pronto.

Notem que na nova gramática normativa as regras para uso de porque, por que, por quê e porquê não mudaram. Não obstante, em Portugal elas são bem diferentes. Por isso a exigência de observância desse ponto é para os brasileiros.

Depois que saiu um tutorial sobre determinados pontos de gramática ninguém mais pode alegar ignorância. Lembrem-se que julgamos um post também por sua superioridade gramatical, portanto o bom jogador não vai ignorar os nossos conselhos e observações a esse respeito.

● POR QUE

O por que tem dois empregos diferenciados:

Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuirá o significado de "por qual razão" ou "por qual motivo":

Exemplos: Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)
Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)

Quando for a junção da preposição por + pronome relativo que, possuirá o significado de "pelo qual" e poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.

Exemplo: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo qual)

● POR QUÊ

Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de "por qual motivo", "por qual razão".

Exemplos: Vocês não comeram tudo? Por quê?
Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.

● PORQUE

É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de "pois", "uma vez que", "para que".

Exemplos: Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova. (pois)
Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)

● PORQUÊ

É substantivo e tem significado de "o motivo", "a razão". Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.

Exemplos: O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo)
Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)
Ir para o topo Ir para baixo
 
Por quê?
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Vampiro, A Máscara :: Tutoriais :: Avisos e Dicas-
Ir para: